sábado, abril 11

Veja Umas Dicas Bárbaras Para a suas Roupas de Banho e Cama

Você gostaria que os seus lençois favoritos e toalhas de banho durassem por muitos e muitos anos? Mas eu estou falando, daqueles lençois de 180, 200 ou mais fios, sim, aqueles que quando você entra na cama seu corpo desliza gostoso de tão macios que são. Sabem quais são? Pois bem, então eu vou lhes dar umas dicas bárbaras. Bastam alguns cuidadinhos básicos e voilà.

Para os lençois estampados, indiscutívelmente divinos, façam o seguinte:

Em 1º lugar: escolha um ótimo sabão em pó, lembre-se que o barato sai caro.

Em 2º lugar: escolha um bom amaciante.

Em 3º lugar: na hora de colocar na máquina, adicione uma colher de sobremesa de sabão em pó e duas de amaciante (não coloque mais do isso, este é um dos segredos, sabão em pó e amaciante em excesso deixam seus lençois e roupas sem vida, e esbranquiçados).

Em 4º lugar: coloque duas ou 3 colheres de sobremesa de sal. (O sal aviva as cores e não deixa desbotar, e um pouco de vinagre se o tecido soltar tinta). É isto que vai deixar os seus lençois e roupas como novos sempre.

Em 5º lugar: seque sempre à sombra e pronto. Compre um lençol que ainda não foi lavado e faça o teste, com o passar dos meses você vai me dizer, se eu estava certa ou não.

Para as Toalhas de Banho e Rosto não perderem o poder de absorção, não coloque nunca amaciantes. O amaciante faz as felpas ficarem macias demais e acabam perdendo o poder de absorver a água do seu corpo.

Siga estas dicas, e garanto que você não irá se arrepender, e terá muito mais cor e durabilidade com suas roupas de banho, mesa, cama e com as suas próprias roupas também.

Por Lulucha.

Sapatos - Você Conseguiria Sobreviver Apenas Com Um Par?

  • Sapatos: você conseguiria sobreviver com um único par? Como não se render ao charme de uma linda sandália ou de um scarpin? Que atire a primeira pedra a mulher quem nunca comprou, apenas por achar uma gracinha! (Eu sou viciada em sapatos, e já comprei várias vezes só por achar lindo, como calço 36 e é um nº que sai muito, cansei de comprar os tais sapatos 37 ou até 34, resultado depois de um mês ocupando espaço na minha sapateira... dava para a minha empregada. Sabe? Nós mulheres além de complicadas, somos um pouco burrinhas em matéria de roupas e calçados, compramos o que não devíamos e depois ainda jogamos fora com etiqueta e tudo, é ou não é???) Os sapatos fazem parte da vida dos humanos desde o período pré-histórico. Contudo, sua existência só foi registrada há 15.000 a.C. em pinturas rupestres encontradas na Espanha e França, que o apontavam como um artefato de proteção. Sua fabricação foi aperfeiçoada no Egito, onde foram encontrados registros de confecção e tipos de materiais. Com a evolução do tempo, o sapato passou a ser visto como um complemento para a roupa, prova disso, é que na Grécia Antiga o sapato começou a ditar tendências de moda: eram criados em diferentes estilos e em diversas cores. Criar um sapato pode parecer algo simples, mas não é. Um dos grandes nomes da moda, Pierre Hardy (designer da Dior na época em que a maison era dirigida por Gianfranco Ferrè), tem formação em artes plásticas.

Seus sapatos são conhecidos pela perfeita harmonia entre formas e curvas e, como anunciado pelo estilista diversas vezes, é capaz de definir uma silhueta feminina, como uma pincelada final de um quadro. Preste atenção em quantos tipos diferentes de sapatos existem. São as características que os permitem traduzir a personalidade de uma pessoa, por exemplo. Mais do que isso, são acessórios capazes de incrementar e transformar um look básico em luxuoso ou despojado. E o salto? Você não acha que são escolhidos aleatoriamente, né?! O salto também é capaz de definir qual linha um sapato segue: o grosso está ligado à produções cotidianas, pois é mais confortável do que um salto agulha, direcionado à ocasiões que pedem um look melhor trabalhado.

Antes de comprar um, atente-se às tendências apresentadas nos desfiles. Observe quais as roupas que se encaixam com cada estilo e passe a variar sua própria maneira de se vestir.

Sapatos ousados, como coloridos ou com alguns detalhes, pedem peças mais básicas. Já os comportados imploram por cor, volume e estampas. Mas cuidado, concentre-se no seu tipo de corpo e opte por roupas que te deixam mais bonita.

Quer umas dicas para viver em paz com seus pés?

  • - Conserve-os sempre limpos. A higienização é o primeiro passo para mantê-los em dia com a saúde;
  • - Cuidado com as imperfeições genéticas! Muitas podem ser corrigidas sem nenhum problema;
  • - Se passou o dia todo com salto alto, ao chegar em casa, utilize uma pequena bola para massageá-los;
  • - Abuse de cremes hidratantes;
  • - Evite usar o mesmo sapato por muitos dias seguidos. Isso causa grande desconforto, já que os sapatos pegam a forma dos pés;
  • - Assim que possível, ande descalço;
  • - Aproveite de sapatos confortáveis. Se não pode trabalhar sem salto alto, lembre-se quais são as melhores opções.

Fonte de pesquisa: Uol.com / Lulucha

quinta-feira, abril 9

A Histórias das Telenovelas

A cada chacoalhada, suas pulseiras emitiam um som de cascavel. Nervoso, perguntava: tô certo ou tô errado? Para agradar a amante – “viúva” de um herói milagreiro de uma cidadezinha do sertão nordestino –, ele, um poderoso latifundiário manipulador dos políticos locais, não se importava em ficar de quatro arfando como um cão. Com essas e outras cenas, o ator Lima Duarte imortalizou a figura de Sinhozinho Malta como uma das mais populares da televisão no Brasil.

Assim como ele, há outros personagens marcantes que saltaram das telinhas para povoar o imaginário dos brasileiros. Odete Roitman, por exemplo, foi uma das mais odiadas vilãs de todos os tempos. Interpretada pela atriz Beatriz Segall, ela acabou assassinada e descobrir quem a matou virou assunto predileto de muita gente. A popularidade desses personagens na cultura nacional é fruto de um dos gêneros televisivos de maior sucesso no país: a telenovela.

A primeira novela surgiu na televisão brasileira em dezembro de 1951. Ao longo dos anos 50 e 60, a teledramaturgia passou por várias transformações em seu conteúdo e no seu formato. Nos primeiros anos, a ausência do videoteipe fazia com que elas fossem exibidas ao vivo e apenas em dois dias por semana. Na década de 60, já com a possibilidade de serem gravadas, ganharam episódios diários, o que foi fundamental para prender a atenção dos telespectadores. Nos anos 70, as novelas viraram definitivamente um fenômeno de audiência, cuja repercussão extrapolou as fronteiras do país.

Produto cultural nacional bem-sucedido dentro e fora do Brasil, as novelas ainda são alvo do preconceito intelectual. Nas últimas décadas, no entanto, abriu-se espaço no meio acadêmico para estudos e pesquisas sobre o fenômeno de forma a vê-lo com olhos mais favoráveis. Mas, independente da opinião de seus críticos e estudiosos e dos altos e baixos nos seus índices de audiência, elas se tornaram um dos entretenimentos prediletos dos brasileiros. Prova disso é que “Roque Santeiro”, a novela que tinha Sinhozinho Malta como um dos personagens principais, alcançou 74% de média de audiência [fonte: IBOPE], algo raramente visto na história da TV. Breve história das novelas no Brasil

No Brasil, assim como nos Estados Unidos, as teledramaturgias surgiram nos anos 50 a partir da adaptação das novelas de rádio para o então novo meio de comunicação. O que já era sucesso em um desde os anos 1930 não demorou muito para conquistar fãs no outro.Em 1951 foi ao ar “Sua Vida Me Pertence”, a primeira telenovela brasileira. Foram quinze capítulos exibidos ao vivo de terças e quintas-feiras pela TV Tupi. Na década seguinte as novelas ganhariam capítulos diários. Graças ao surgimento do videoteipe, os episódios podiam ser gravados e a exibição deles diariamente foi fundamental para cativar a audiência. As primeiras novelas nesse formato foram adaptações de teledramaturgias latinas, vindas do México, Argentina e Cuba, como “A Moça que Veio de Longe” (TV Excelsior, 1964) e “O Direito de Nascer” (TV Tupi, 1965).

No final dos anos 60, as novelas finalmente ganharam uma cara brasileira. Até então, elas eram adaptações ou seguidoras do estilo dramalhão que dominava as teledramaturgias latino-americanas. Mas, em 1968, estreou “Beto Rockfeller”, produzida pela TV Tupi. Escrita por Bráulio Pedroso e dirigida por Walter Avancini e Lima Duarte, ela rompeu com o estilo melodramático e construiu uma história mais descontraída, com diálogos coloquiais, temas bem-humorados, trilha sonora pop e uma estética moderna, que dava uma cara brasileira e atualizada ao formato.

O sucesso de “Beto Rockfeller” fez com que as emissoras abandonassem definitivamente o estilo dramalhão importado dos países latino-americanos. Em 1969, a Globo aderiu ao novo modelo e encomendou a Janete Clair que adaptasse para a TV uma história que ela já tinha escrito para a rádio. “Véu de Noiva” virou um sucesso e transformou a atriz Regina Duarte na “namoradinha” do Brasil. Nos anos 70, as novelas conquistaram elevados índices de audiência e uma boa fatia do mercado publicitário. Globo e Tupi dominaram a produção de novelas durante a década. Sucessos como “Irmãos Coragem” e “Pecado Capital”, de Janete Clair, e “O Bem Amado” e “Saramandaia”, de Dias Gomes, estabeleceram o início da hegemonia do modelo de novelas feitas pela Rede Globo. A Tupi, que havia iniciado a transformação da estética da teledramaturgia com “Beto Rockfeller”, conseguiu produzir outros sucessos como “Mulheres de Areia” e “O Profeta”, de Ivani Ribeiro, e “Éramos Seis”, de Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho.

Quando começaram os anos 80, a estrutura de produção de teledramaturgias no Brasil já era tão sofisticada e profissional que as novelas de sucesso por aqui viraram produtos de exportação. Cerca de cem países, de Portugal à China, da Rússia à Austrália, chegaram a acompanhar os episódios dublados de produções como “Escrava Isaura” ou “Dancin Days”. A indústria nacional das telenovelas se concentrou na Rede Globo. Sua hegemonia foi poucas vezes ameaçadas desde a década de 80. Produções inovadoras e requintadas como “Guerra dos Sexos”, “Vale Tudo”, “Roque Santeiro”, “Terra Nostra” e “O Clone”, entre outras, garantiram os melhores índices de audiência da TV brasileira. Liderança que foi abalada somente em alguns momentos, como quando a Rede Manchete lançou a novela “Pantanal”, em 1990, ou mais recentemente com as produções da Rede Record, como “Caminhos do Coração” e “Os Mutantes”, e as adaptações de novelas latino-americanas produzidas pelo SBT.

Apesar de ainda ser um dos gêneros preferidos dos brasileiros, a audiência das novelas caiu no novo milênio, provavelmente devido à concorrência de novas opções que se tornaram acessíveis à população, como a TV a cabo e a internet. A audiência das novelas da Globo atingiu em 2008 cerca de 40 milhões de espectadores diariamente, enquanto três anos antes a audiência era de 60 milhões. Apesar da queda dentro do país, as novelas brasileiras ainda continuam a ser um valorizado produto de exportação. Segundo projeções da Globo, no começo dos anos 2000 as novelas comercializadas pela emissora foram assistidas por cerca de 70 milhões de espectadores anualmente no exterior.

As telenovelas e o comportamento dos brasileiros Há décadas as telenovelas têm sido classificadas como um produto de entretenimento de pouco ou nenhum valor cultural e, até mesmo, de serem prejudiciais aos seus telespectadores. Vários fatores políticos e estéticos sustentam essa análise e alimentam o preconceito intelectual contra as telenovelas, mesmo quando são escritas por respeitados dramaturgos como Dias Gomes.

Desde o final dos anos 80, no entanto, emergiu uma nova visão sobre elas. Num momento, em que a produção das teledramaturgias atingia seu melhor momento criativo e de audiência, elas passam a ser observadas sob novas perspectivas por alguns pesquisadores. Para eles, as telenovelas constituíram-se como um gênero que dialoga com o público e que não necessariamente impõe uma visão de mundo. Sob esse olhar, os seus espectadores participam efetivamente da construção de sentidos que as teledramaturgias trazem.

Apesar de extensas – chegam a ficar no ar durante dez meses – e sujeitas a várias interferências, da emissora, dos patrocinadores, da sociedade civil, as telenovelas no Brasil são obras autorais. Ao longo das décadas, muitos dos seus escritores e diretores têm se engajado em levar por meio das tramas desenvolvidas idéias e valores progressistas à população. Numa espécie de merchandising social, questões como gravidez indesejada e na adolescência, AIDS e o uso de preservativos, formas de relacionamento sexual mais abertas e flexíveis, as consequências do alcoolismo, o drama das crianças desaparecidas e a problemática agrária no Brasil têm sido colocadas e gerado discussões e reflexões nas diferentes classes sociais e regiões do país.

Nesse sentido, estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento mostram que as telenovelas têm influenciado o comportamento dos brasileiros a longo prazo. As variações na taxa de natalidade e no número de divórcios no país nas últimas décadas, por exemplo, podem ter como uma de suas várias causas o modelo das famílias retratadas nas novelas televisivas. Ao apresentarem núcleos familiares com poucos filhos e homens e mulheres, que mesmo separados ou divorciados, levam uma vida feliz, as novelas estabelecem referências de comportamento que, segundo esses estudos, influenciam os seus telespectadores .

Um dos fatores que contribuem para essa influência é que desde os anos 70 as telenovelas brasileiras tornaram-se mais realistas, distanciando-se do exagero melodramático que as caracterizavam até então. Em seu estudo sobre o fenômeno, no livro “Telenovela, consumo e gênero”, a antropóloga Heloísa Buarque de Almeida mostra que os telespectadores reagem criticamente aos conteúdos das novelas principalmente em relação aos temas políticos, morais – destacadamente em questões relativas à sexualidade – e quanto à promoção do consumo feita pelo gênero.Na obra “Vivendo com a Telenovela”, as pesquisadoras Maria Immacolata Lopes, Sílvia Borelli e Vera Resende afirmam que a telenovela, a partir dos personagens que inserem no cotidiano de seus espectadores, coloca modelos de comportamento que servem para o debate, a interpretação, a crítica, a projeção ou a rejeição dos telespectadores.

Assim, os temas propostos pelas novelas – sejam políticos, como uma crítica ao populismo e ao coronelismo, ou morais, como o machismo – passam a ser considerados de interesse público. Momentos inesquecíveis das telenovelas brasileiras Dos anos 1950 até 2009 a televisão brasileira produziu e exibiu cerca de 800 novelas. Algumas delas apresentaram personagens, cenas e sequências que ficaram na memória de várias gerações.

Em 1975, a Globo levou ao ar o capítulo inicial de “Pecado Capital”, novela de Janete Clair escrita às pressas para substituir “Roque Santeiro”, que havia sido censurada. Nele, está uma das sequências mais antológicas das telenovelas. Após um assalto a banco no Rio de Janeiro, os bandidos embarcam num táxi dirigido por Carlão (interpretado por Francisco Cuoco) e acabam esquecendo no interior do veículo uma mala com o dinheiro roubado. A partir daí se constrói todo o dilema moral e a dubiedade do caráter do taxista que estarão no centro da trama ao longo dos 167 capítulos da novela.

Outro momento marcante das telenovelas é uma das inúmeras cenas de pastelão envolvendo os atores Paulo Autran e Fernanda Montenegro na novela “Guerra dos Sexos”, escrita por Sílvio de Abreu e que foi ao ar entre junho de 1983 e janeiro de 1984 pela Rede Globo. Os personagens Bimbo e Charlô, primos obrigados a conviver sob o mesmo teto por conta de uma herança, discutem e iniciam uma hilária guerra de guloseimas durante o café da manhã.

O dramaturgo Dias Gomes escreveu algumas das melhores telenovelas brasileiras, como “Roque Santeiro”, “O Bem Amado” e “Sinal de Alerta”. Entre os inúmeros personagens inesquecíveis que criou estão os da novela “Saramandaia”, que foi ao ar de maio a dezembro de 1976 na Globo. Dias Gomes explora o realismo fantástico no gênero ao introduzir na estranha cidade de Bole-Bole, no sertão nordestino, tipos prá lá de surreais. Entre eles, João Gibão, que esconde sob as roupas asas como as de um anjo, Zico Rosado, que solta formigas pelo nariz, Marcina, uma moça que quando fica excitada vira uma brasa ambulante, e um professor que vira lobisomen e não dorme.

Em 1990, a Rede Manchete de Televisão abalou a hegemonia da Globo ao lançar a novela “Pantanal”, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Os cenários naturais da região do pantanal mato-grossense, a fauna e flora surpreendentes, cenas sensuais, que incluíram nu frontal de uma das protagonistas, fizeram com que a novela atingisse elevados índices de audiência. Pela primeira vez, a beleza natural da região pantaneira era divulgada em horário nobre para todo o Brasil.

Mas, definitivamente, um dos momentos mais marcantes da história das telenovelas é uma das cenas de “Vale Tudo”, de Gilberto Braga, que foi ao ar entre maio de 1988 e janeiro de 1989 pela Rede Globo. Na história, que teve no final o suspense sobre quem matou Odete Roitman, a discussão sobre se a honestidade vale a pena ou não no Brasil tem um momento antológico quando o corrupto e golpista empresário Marco Aurélio, interpretado pelo ator Reginaldo Faria, ao fugir do país manda uma banana para todos. Nada mais emblemático de ser retratado no gênero de maior popularidade no país.

Fonte de pesquisa: HSW

Você

  • Tu vens caminhando ao longe...
  • Teu andar me fascina...
  • Teus olhos iluminam ...
  • As ondas do mar...
  • Teu gingado é um tormento...
  • Que sofrimento...

Seu rosto belo e faceiro...

Me faz pensar...

Nas ondas do mar...

Farei uma escultura tua, por inteiro...

Para que eu possa te contemplar.

  • Às vezes tímida...
  • Outras arrojada...
  • Tua humildade perante a tua beleza,
  • Significa pureza.
  • É isso que gosto em ti...
  • Lembra aquele dia em Parati?

E assim não mais que de repente...

Tu apareces feito serpente...

E me faz delirar...

Tu és uma loucura, mulher...

Me enlouquece, e aquece...

  • Tu és como um templo...
  • Voltado para o oriente...
  • Distante como nunca...
  • Eterno como o sempre...

Que subitamente...

Se aclara e movimenta...

Como se a chuva e o vento...

Cedessem seu momento...

À pura claridade...

Do sol e do amor intenso!

de Vinicius de Moraes adaptado por Lulucha

quarta-feira, abril 8

Os 7 Pecados Corporativos

  • Os 7 pecados corporativos Apatia, cobiça, bravura, gula, paternalismo, luxúria e desordem... Esses deslizes do mundo dos negócios podem derrubar sua ascenção. Saiba identificá-los e vença! Soberba, luxúria, ira, preguiça, gula, inveja e avareza são os sete pecados capitais condenados pela Bíblia cristã. Amplamente divulgados pela mídia, já foram explorados em livros, novelas e filmes. Um bom exemplo é Seven (1995), produção de Hollywood estrelada por Brad Pitt, na qual sete pessoas pagam com a vida por não terem resistido a cada uma dessas tentações. O que pouca gente sabe é que alguns desses pecados, a exemplo da gula e da luxúria, já transpuseram a ficção e fincaram o pé no mundo corporativo. Embora não, necessariamente, guardem o significado original do livro sagrado, unidos a outros, como: apatia, desordem, cobiça, bravura e paternalismo, têm um poder devastador sobre a carreira, que pode levar à demissão. Consultores habituados a conviver com os mais diversos tipos profissionais nas empresas afirmam que só chega ao sucesso quem realmente consegue admitir as falhas para, então, superá-las. "Assim, estaremos aptos a enfrentar os problemas", frisa Ricardo Nogueira, headhunter da Case Consultores, de São Paulo. Outro passo importante, segundo o consultor Laerte Leite Cordeiro, da consultoria paulistana de Recursos Humanos que leva seu nome, é ficar atento a vícios de comportamento e hábitos que possam minar seu crescimento.

1. APATIA Como explica o consultor Laerte Cordeiro, é a falta de vontade de buscar e de lutar pelo desenvolvimento profissional contínuo. O headhunter Ricardo Nogueira vai mais longe. "Um profissional não pode mais entregar só o que está previsto. A pessoa faz um expediente mediano e nunca se excede na entrega", fala. Nas avaliações de rendimento da empresa, esse é um dos principais itens verificados na hora de considerar uma promoção ou aumento de salário. Ele explica que há, inclusive, parâmetros para medir a performance (como: abaixo do esperado, esperado, acima do esperado e bem acima do esperado). "Todos precisam estar, pelo menos, na avaliação dentro do 'esperado' para não comprometer a carreira", explica.

Sua penitência : Esqueça as dúvidas e o medo: decida se o emprego atual é realmente o quevocê deseja para a sua carreira e o que vai lhe assegurar no futuro. Só depende de você. Se não for, coragem: não tenha medo de mudar. Mesmocom um mercado muito competitivo, é melhor evitar um trabalho a sofrer e esquecer do mais importante: o sucesso profissional só é alcançado com batalhas e muita força de vontade. E, claro, paixão pelo que se faz.

2. COBIÇA

É tentar conseguir a vaga do colega ou até mesmo almejar o salário e o emprego do seu chefe. Entre os pecados listados, é um dos piores. Portanto, fuja desse sentimento. Conquiste o que de fato é seu. Afaste-o como uma praga.

Sua penitência: Use seu tempo e sua criatividade para ajudar seu chefe a crescer. Se eleconfiar em você, são grandes as chances de vocês crescerem juntos. É um aprendizado...

3. BRAVURA Muito longe de ser uma manifestação de coragem, representa o ato de aceitar grandes desafios e tarefas sem ter qualquer tipo de conhecimento para cumpri-los.

Sua penitência Seja humilde e admita que não sabe fazer tudo. As mulheres, por exemplo,aprendem desde cedo a trabalhar duas vezes mais que os homens para receber o devido reconhecimento. Para elas, a dica é aprender a negociar e gerir as expectativas, em vez de dizer "sim" aos pedidos que não são razoáveis

4. GULA

Aqui, representa a sede por mostrar serviço e parecer eficiente. É a disposição para chegar ao mais alto posto, segundo o headhunter RicardoNogueira, da Case Consultores. Isso pode levar a pessoa a cometer outros deslizes, como fazer fofoca ou intimidar os colegas de trabalho. "As empresas que contratam nossos serviços pedem que fiquemos atentos aos candidatos que têm esse perfil", explica. "Não é conveniente tentar mascarar esse perfil no currículo, pois a verdade sempre vem à tona", diz Nogueira.

Sua penitência Policie seu comportamento e ponha freio em suas atitudes. Não adianta abraçar o mundo de uma vez. Lembre-se de que os riscos podem ser o caminho para o sucesso, mas também a rota certa para o desastre. Por isso, sempre é bom dosar seus atos e planejar suas ações.

5. PATERNALISMO Muitas vezes, as mulheres vêem no chefe a figura de um pai – como explica Louis P. Frankel. "É preciso parar com a mania de confundir o chefe com um parente. O patrão é um ser humano e espera a nossa honestidade para apontar os erros que, muitas vezes, eles não percebem", faz questão de frisar. Mas está longe de ser um parente. Por isso, não passará a mão na sua cabeça oferecendo consolo caso você erre.

Sua penitência Faça um exercício mental e tente enxergar seu chefe como uma pessoa normal, igual a você, e sem qualquer grau de parentesco. Pode parecer estranho, mas...

6. LUXÚRIA É usar sua beleza ou a boa aparência física para obter vantagens. Não adianta "apelar": a competência profissional sempre falará mais alto. A psicoterapeuta americana Louis P. Frankel, autora do livro Mulheres ousadas chegam mais longe (Nice girls don´t get the corner office, da Editora Gente), lançado em 2005, disse em entrevista que um dos pecados mais comuns é errar na escolha das roupas. Por isso, em tempos de assédio moral e sexual, opte sempre por modelos comportados. Nada de valorizar o físico...

Sua penitência Escolha roupas que não destaquem seu corpo. Observe o que as executivas bem-sucedidas da própria empresa estão vestindo. Evite roupas muito sensuais para o local de trabalho.

7. DESORDEM É a falta de planejamento, afinal, para crescer é preciso investimento. O consultor Gutemberg B. Macedo, de São Paulo, alerta sobre o perigo de confiar a gestão da própria carreira a uma empresa ou a um chefe, por melhores que eles sejam. "O profissional que não tem um plano de carreira desenhado não chegará a lugar algum", explica. Viverá andando em círculos ou ficará estagnado em uma posição. Resultado: desânimo, apatia, falta de comprometimento e de resultados.

Sua penitência O planejamento não precisa ser um tratado com gráficos e tabelas. Basta pegar uma folha em branco e estipular metas realizáveis para o novo ano, dividindo seu plano de ação pelos meses. Dessa forma, ficará mais fácil acompanhar cada passo ou corrigir a rota quando necessário.

Fonte de Pesquisa: Uol.com

Veja o que os Astros Reservam Para Você Hoje

  • A Astrologia Real é o caminho por onde se recupera a ligação com o universo, e se você quiser saber dele não olhe para cima, mas para dentro Ilustração: Ionit OS RITMOS CÓSMICOS E VOCÊ.Data estelar: Lua está na iminência de tornar-se Cheia ao transitar pelo signo de Libra.Enquanto isso, aqui na Terra nossa humanidade ainda quer provas para convencer-se da evidência do mundo invisível, porque como a inteira civilização é construída em torno da miséria e da ignorância espiritual, é duro para nossa humanidade reconhecer que a maior parte do tempo contraria os ritmos cósmicos. Porém, em toda iminência de Lua Cheia, assim como também nos periódicos tempos de Lua Vazia, nossa humanidade participa desses ritmos ativamente. Afinal, nossa humanidade é tão inconsciente quanto o deseje ser, nem mais, nem menos. Mascarar esta realidade com hipocrisia e superstição é mais uma prova do seu desejo de não ver o que não dá mais para ocultar. Porém, humanidade em confusão é, também, humanidade trilhando a salvação.ÁRIES: Nada se repete, até as mesmas palavras ditas em momentos diferentes provocam resultados absolutamente diversos. Nada se repete, por isso não tenha você receio algum de continuar trilhando o mesmo caminho de sempre.TOURO: Nada que é bom resulta da coerção e da imposição, pois o bem sempre conta com os inexoráveis resultados de sua semeadura. Evite importar-se com a quantidade de tempo que demora para ver os resultados de seus bons atos.GÊMEOS: A paz não se compra em supermercado, só se adquire através do esforço sustentado e da conquista, sendo que esta não significa apenas você vencer satisfazendo exigências, mas fazendo concessões também, algumas destas bastante duras.CÂNCER: Sua ambição propôs grandes caminhos, mas você esqueceu de nessa proporção ser necessária uma compreensão à altura de todos os complexos mecanismos da Vida. Não se pode garantir elevadas realizações levando uma vida comum.LEÃO: A realização de sonhos provoca benefícios que todas as pessoas colhem. A manifestação de ilusões empobrece os relacionamentos e isola a alma numa prisão decepcionante. Você já experimentou os dois caminhos. O que vai ser agora?VIRGEM: Nenhum erro cometido no passado deve atormentar você, mas apenas pressionar para que sejam superados da forma mais sábia e elegante possível, contando com que isso nem sempre seja possível. Só a superação é imprescindível.LIBRA: O caminho do coração é você destilar sua força através da ardência que os ideais provocam. Sob o olhar sensato, não seria propício você apostar tudo em ideais. Sob o olhar do coração, a sensatez deve calar a boca.ESCORPIÃO: A vontade de construir algo duradouro e brilhante durante sua existência precisa de fundamentos firmes, os quais não podem ser construídos do dia para a noite, mas só através de persistência e firme desejo de progredir.SAGITÁRIO: Sua presença há de garantir que o que parece comum e normal se transforme em algo brilhante. Só assim sua alma sentirá a satisfação que anseia experimentar através de circunstâncias que só trazem decepção.CAPRICÓRNIO: Quantas coisas inúteis as pessoas sustentam todos os dias! Isto é normal, tanto quanto elas mesmas se apoiarem mutuamente a continuar nesse estado de coisas. Observe a situação toda e se esforce para ser absolutamente diferente.AQUÁRIO: A afirmação de sua luz provoca temor nas pessoas que querem seu mal. A afirmação de sua luz significa dar crédito aos sonhos desprezados e diminuídos pelas pessoas próximas, aquelas mesmas que teoricamente deviam apoiar você.PEIXES: Neste tempo de grande reestruturação mundial, suas lutas pessoais também crescem de tamanho e intensidade. As mais importantes de todas não são as travadas contra outras pessoas, mas as de dentro de seu próprio coração. Oscar Quiroga

terça-feira, abril 7

DIca de um Filme Magnífico

Olá pessoal, hoje eu só vim para dar uma dica de um filme que acabei de assistir, e dizer que se alguém de vocês ainda não assistiu, assista, pois é quase imperdível.

A história é verídica. Trata-se da vida de Georgiana Spencer, a Duquesa de Devonshire e Imperatriz da Moda.

A fotografia é maravilhosa, as roupas super luxuosas que ela usava e que todos a copiavam, e uma história de um mundo repleto de paixão sufocante, crueis traições e exigências repressoras.

Ela era exuberante e linda, ela era heróica, ela era... A Duquesa.

Já em todas as locadoras.

Vale a pena dar uma conferida agora, nos feriados da Páscoa.

Bom filme pra vocês.

Lulucha

Esquecer para Lembrar

Já pensou se nós não esquecemos de nada que já vivemos? Se lembrássemos o que ocorreu em cada dia das nossas vidas pelo menos nos últimos dez anos?Jéssica Marshall relata na revista Mente e cérebro a história de uma mulher de 42anos, moradora da Califórnia, onde o maior sonho dela é esquecer. É isso mesmo, desde 1980 não consegue esquecer de nada do que ocorreu, ela descreve como sendo um “filme que está passando e nunca pára”. Neurocientistas nomearam esse evento como síndrome hipertimésica, ou seja, esta teria uma falha das estratégias utilizadas pelo nosso cérebro para nos ajudar a esquecer as coisas que não precisamos lembrar. Deixamos de nos recordar de muitas coisas porque ao longo de sua evolução o cérebro desenvolveu estratégias para eliminar informações irrelevantes ou ultrapassadas. O chamado esquecimento eficiente é crucial para ter memória funcional.Assim como essa síndrome existem outros transtornos ou patologias na memória estas por sua vez podem ser:

Hipomnésia – É a diminuição da função mnésica. Observa-se, sobretudo, nas psicoses toxinfecciosas, nos estados depressivos, na psicose por arteriosclerose, nos estados psiconeuróticos, na fase inicial da paralisia geral, etc.

Amnésia de fixação ou anterógrada – É a incapacidade de guardar fatos novos. É comum na confusão mental, na psicose polineurítica de Korsacow, nos estados senis. Nestas condições o doente é incapaz de reproduzir uma frase que acaba de ouvir, mas repete com exatidão uma poesia que aprendeu na mocidade. A amnésia lacunar é uma variedade de amnésia de fixação. Refere-se a certo período da vida quando, então, houve um verdadeiro íctus amnésico. Nos estados epiléticos, por exemplo, se observa amnésia lacunar referente a um período de crise convulsiva.

Amnésia de recordação ou retrógrada - Caracteriza-se pela perda de fatos já fixados. É própria dos estados demenciais. Em sua forma pura surge geralmente depois de traumatismos cranianos, infecções encefálicas, crises epilépticas subintrantes.

Amnésia retroanterógrada – É a incapacidade de fixar, recordar e reconhecer. Observa-se nos processos demenciais.

Hipermnésia – É a capacidade de mnésica elevada. É comum nos casos de excitação maníaca, na fase da iniciação de toxicomanias, etc. Quando a hipermnésia é parcial, pode-se suspeitar de oligofrenia. Algumas vezes os pacientes falam sobre inúmeros assuntos como se os recordassem. Trata-se de “pseudo-hipermnésia”, observada nos delirantes perseguidos.

Paramnésia – É uma perturbação do reconhecimento em virtude da qual o fato evocado não corresponde ao objeto original da percepção, embora não repugne isto à razão. Assim, o paciente revendo um irmão, considerará seu pai. Outras vezes a paramnésia consiste no processo mental segundo o qual uma atividade de imaginação seria considerada atividade mnésica Em virtude da paramnésia surge o fenômeno do já visto: pessoas observadas pela primeira vez surgem aos olhos do paciente como antigos conhecidos. Há também o fenômeno do nunca visto: um antigo objeto, que o paciente já viu inúmeras vezes, é considerado pelo paciente como coisa inteiramente nova. Observa-se a paramnésia na psicastenia, na confusão mental, na demência senil, na arteriosclerose cerebral, na histeria.

Como nem todo mundo tem a memória da mulher citada no início, é bom termos alguns “truques” para não esquecermos: PRESTE ATENÇÃO: É incontestável que a memória é intensificada pela atenção. Portanto, faça um esforço consciente para pensar sobre onde você deixa as chaves ao chegar. Dizer em voz alta “estou colocando as chaves sobre a mesa” também ajuda a fixar a informação.

SEJA ORGANIZADO: Memórias são como correspondências. É preciso bem pouco esforço para abri-las e jogar todo o conteúdo sobre a mesa, mas, quando você precisar encontrar uma, não será tão fácil. Arquiva-las de formas relacionadas costuma facilitar. Portanto, quando precisar se lembrar de alguma coisa, tente liga-la a uma memória forte existente.

EMOCIONE-SE: Estímulo emocional intensifica as memórias, mesmo quando não são propriamente “emotivas”. Adam Anderson, da Universidade de Toronto, Canadá, mostrou às pessoas quadros neutros de casas e rostos e, depois, imagens com forte apelo emocional. Resultado: cenários neutros eram mais lembrados quando acompanhados por cenas emocionalmente estimulantes.

REVISE: Recuperar itens da memória aumenta a probabilidade de se recordar deles no futuro e impedir que sejam removidos e substituídos por novas memórias. Portanto, repita o nome da pessoa que você vezes em intervalos crescentes entre as repetições. A razão de a maioria das pessoas não ter boa memória para nomes é que elas são preguiçosas. Fonte de pesquisa: Mente e Cérebro

segunda-feira, abril 6

Energia Negativa ou Mau-Olhado???

Energia baixa pode ser mau olhado. Saiba como combater

Devido à enquete deste fim de semana, sobre: "Você Acredita em Mau-Olhado?"- cuja a qual trouxe mais de 30 comentários, uns dizendo que acreditavam em energias negativas e não em mau-olhado, outros dizendo que acreditavam em mau-olhado, e eu dizendo que acreditava nos dois, pois pra eram tudo a mesma coisa... descobrí uma notícia esclarecedora. Veremos quais serão os comentários.

Sabe aquele dia em que nada parece dar certo ou que nos sentimos mal sem ter um motivo aparente? Pode ser uma energia negativa rodando no ar. Segundo Julio Ganiko, consultor em terapias orientais, o nosso planeta está cheio de energias boas e nocivas que não podemos ver, mas que podemos sentir. “Segundo a medicina tradicional chinesa, trocamos energia com tudo que está ao nosso redor. Um exemplo simples é o fato de não conseguirmos ficar muito tempo ao lado de pessoas que vivem focando os problemas.

Já pessoas otimistas e de bem com a vida são agradáveis de conviver”, diz. Popularmente esta energia negativa é chamada de mau olhado ou quebranto e pode atingir qualquer pessoa.

“Essas energias são como o nosso sistema imunológico, ou seja, há vírus por todos os lados, mas se temos uma defesa superior, não somos afetados. Pessoas que andam com as energias baixas, às vezes sem perceber podem buscar pessoas com mais energias e estas podem se sentir desgastadas após este contato”, explica Julio.

Se você acha que o mau olhado anda forte para cima de você, saiba que há diversas formas de eliminá-lo. Plantas, amuletos, banhos de ervas, de cachoeira ou de mar são muito eficientes. "Qualquer coisa que contém boas energias elimina as energias negativas. Um escalda-pés com sal grosso também funciona e, além de ser um ótimo neutralizador de energias, tem efeito relaxante”, garante o especialista.

Outra maneira simples e eficaz de proteção é o que os japoneses chamam de hara (abdômen). “Trata-se da região onde se localiza o umbigo, um dos canais de maior troca de energia. Quando estiver em um ambiente ou situação e ‘sentir’ que a energia não é muito boa, coloque suas mãos nesta região cobrindo o umbigo. Imagine-se recoberto de ‘espelhos’, para que tudo que venha seja refletido para longe”, afirma Julio Ganiko.Segundo André Mantovanni, autor de livros como Rituais, Magias e Simpatias – Dicas para viver bem e Caldeirão Mágico do Guru – Rituais Encantados, a água é a representação da vida. “Aliada a ervas, plantas, flores e especiarias, ela pode ser capaz de nos trazer energias renovadoras, aumentar a vibração do campo áurico e nos livrar de negatividades, os banhos energéticos são utilizados após o banho comum do dia-a-dia, promovem bem-estar e harmonia atuando nos campos mais sutis da nossa existência”.

Confira as ervas, indicadas pos André, para fazer banhos e escalda-pés, que podem a livrar do mau olhado de forma relaxante e prazerosa:Alecrim: traz alegria, ânimo e coragem. Também ajuda na purificação de energias da casa.Alfazema: promove limpeza energética, equilíbrio e harmonia. Atrai o amor, sorte e proteção espiritual em todos os aspectos.Arruda: destrói a energia de inveja, olho gordo, mau olhado e negatividades de qualquer gênero. Faz limpeza espiritual em ambientes ou na própria pessoa. É uma erva que pode trazer boa sorte, principalmente para estabelecimentos comerciais.Canela: fortalece as energias pessoais e atrai felicidade e dinheiro.Flor de cravo: ajuda a conservar os amores, afasta a inveja e o mau olhado e tem uma energia de cura para problemas físicos.Manjericão: traz proteção, prosperidade, amor e vibrações positivas. Pimenta: não é bom para se ter dentro de casa. Fonte de Pesquisa: Redação Terra

OBS.: Esse rapaz o André Mantovani é muito bom, todas as dicas que ele dá, eu sigo. e funcionam. Por exemplo: Incensos aromáticos: nunca apague a chama do incenso assoprando. Abane a mão até ela apagar e começar a queimar. E mais uma série de dicas que ele nos dá. Vale conferir.

domingo, abril 5

Adoçantes - Saiba tudo sobre todos os tipos existentes no mercado

Na hora da compra É fundamental que os consumidores desenvolvam o hábito da leitura do rótulo e busquem conhecimento sobre a data de validade, indicação quantitativa do conteúdo, valores calóricos e energéticos, informações nutricionais, tipo de edulcorante e ingredientes, bem como as contra-indicações para determinadas doenças.Existem adoçantes naturais como a Frutose, que é o açúcar das frutas, o Esteovisídeo que é extraído das folhas da stévia (planta nativa da região que vai do Paraná até o Paraguai).O Sorbitol, o Manitol e o Xilitol são álcoois de açúcar obtidos pela redução da glicose (sorbitol) e frutose (manitol).Adoçantes artificiais são produzidos sinteticamente.

Aspectos básicos do adoçante Com exceção da água e dos chás e cafés não adoçados, a maioria das bebidas mais populares, como os refrigerantes carbonatados, sucos, néctares, bebidas com café, chás doces e bebidas esportivas, contém algum tipo de adoçante nutritivo, adoçante não nutritivo ou uma combinação de ambos. Conhecer os adoçantes usados nas bebidas pode ajudá-lo a tomar decisões informadas e a entender melhor o papel que as bebidas desempenham em uma dieta saudável.

Adoçantes nutritivos Os adoçantes similares ao açúcar refinado (sacarose) e o xarope de milho rico em frutose (HFCS) são considerados adoçantes nutritivos porque são carboidratos contendo energia, que pode ser usada como combustível para o corpo. Tanto a sacarose quanto o HFCS contêm cerca de 4 calorias por grama, ou 16 calorias por colher de chá. Saiba mais sobre carboidratos.

Adoçantes não nutritivos Os adoçantes não nutritivos também são, algumas vezes, chamados de adoçantes com baixas calorias ou intensos pelo fato de sua doçura ser tão potente – variando de 200 a 600 vezes a doçura da sacarose. Isto significa que um pouquinho rende muito. E é por isso que adoçantes como o aspartame, a sucralose e a sacarina podem ter o gosto doce, mas não contêm virtualmente nenhuma caloria. Saiba mais sobre os adoçantes comuns usados nas bebidas.

Açúcar O açúcar é uma forma de carboidrato usado em alimentos e bebidas. Muito freqüentemente, o termo açúcar refere-se ao açúcar refinado, que contém 50% de glicose e 50% de frutose.

Acessulfame de potássio (Ace-K) acessulfame de potássio (também chamado de acessulfame K ou ace-K) é um adoçante não nutritivo (com baixas calorias) com um gosto doce e puro rapidamente perceptível. Sua excelente estabilidade sob altas temperaturas e boa solubilidade tornam o acessulfame K adequado para vários produtos. Aproximadamente 200 vezes mais doce do que a sacarose, o acessulfame K não é metabolizado pelo corpo e, portanto, não contribui com calorias. O acessulfame K é usado atualmente em centenas de alimentos e bebidas, inclusive adoçantes de mesa, sobremesas, pudins, artigos de panificação, refrigerantes, doces e enlatados. Também é usado na higiene oral e em produtos farmacêuticos. Você encontrará produtos com acessulfame K em cerca de 90 países diferentes.

Aspartame O aspartame é um adoçante com baixas calorias feito principalmente de dois aminoácidos: ácido aspártico e fenilalanina. Os aminoácidos, incluindo os dois aminoácidos no aspartame, são os blocos construtores das proteínas e são amplamente encontrados na natureza, tanto em plantas quanto em animais. Descoberto em 1965, o aspartame tem o gosto parecido com o do açúcar, sendo, aproximadamente, 200 vezes mais doce do que a sacarose. O aspartame pode ser encontrado em mais de 6.000 produtos em todo o mundo, incluindo refrigerantes carbonatados, refrigerantes em pó, gomas de mascar, confeitos, gelatinas, misturas para sobremesa, pudins e recheios, sobremesas congeladas, iogurtes, adoçantes de mesa e alguns produtos farmacêuticos como vitaminas e xaropes para tosse sem açúcar.

Há pessoas que devem evitar o aspartame? Sim, pessoas com uma doença hereditária rara chamada fenilcetonúria (PKU) devem evitar o aspartame. As pessoas com esta doença não podem metabolizar um aminoácido chamado fenilalanina – que é um dos dois aminoácidos usados para fazer o aspartame.

Ciclamato O ciclamato é um adoçante com baixas calorias que é 30 vezes mais doce do que a sacarose. É solúvel em líquidos e como é estável no calor e no frio, possui longa vida útil em armazenamento. Descoberto em 1937, o ciclamato está aprovado para uso em alimentos e bebidas em mais de 50 países, entre os quais Canadá, Austrália e México. O ciclamato é um excelente complemento a outros adoçantes com baixas calorias freqüentemente usados para reduzir o conteúdo calórico de alimentos e bebidas populares. Em combinação, o ciclamato e outros adoçantes com baixas calorias possuem um efeito sinérgico que acentua o sabor doce e reduz a quantidade de adoçante necessária para obter-se um nível desejado de doçura. O ciclamato também mascara o gosto que deixam outros adoçantes com baixas calorias, como a sacarina, dessa forma melhorando o sabor de alimentos e bebidas que contêm este adoçante. O ciclamato está aprovado para uso em alimentos e bebidas em mais de 50 países em todo o mundo. O Comitê Misto de Especialistas em Aditivos Alimentares (JEFCA, na sigla em inglês) da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO, na sigla em inglês) analisou nos últimos dez anos a literatura científica relacionada a ciclamatos e constatou de forma consistente a segurança do seu uso por seres humanos. O ciclamato também foi aprovado pelo Comitê Científico de Alimentos (SCF, na sigla em inglês) da Comissão Européia - atualmente a Autoridade Européia de Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês).

Frutose Seu conteúdo calórico é igual ao da sacarose (açúcar de mesa), devendo ser considerada na contagem calórica de dietas para obesidade. Seu alto potencial de adoçar torna a frutose um adoçante pouco calórico quando comparada com outros açúcares, já que são necessárias dosagens pequenas de frutose para se atingir um sabor adocicado.

Steviosídeo Produzido a partir de Folhas de Estevia. Adoça de 25 a 300 vezes mais (em relação a sacarose). Steviosídeo é o adoçante extraído da stévia, planta originária da Serra do Amambaí, na fronteira do Brasil com o Paraguai. O steviosídeo não é calórico e pode ir ao fogo. É o único adoçante de origem vegetal produzido em escala industrial. Calorias/grama - Zero

Sacarina A sacarina é 100 vezes mais doce que o açúcar refinado. A sacarina é um adoçante popular não nutritivo (com baixas calorias) que vem sendo usado há mais de um século. É usada em uma ampla variedade de alimentos e bebidas com baixas calorias e sem açúcar, incluindo adoçantes de mesa, artigos de panificação, geléias, gomas de mascar, frutas enlatadas, doces, coberturas para sobremesas e molhos para saladas. Também é usada em produtos cosméticos, vitaminas e produtos farmacêuticos Após 20 anos de extensas pesquisas em populações humanas, o Programa Toxicológico Nacional dos Institutos Nacionais de Saúde concluiu que a sacarina deve ser removida da lista de possíveis carcinógenos. E com base na lei federal americana, em 2001 os produtos com sacarina não precisam mais ter um rótulo de advertência. A FDA, assim como outras agências do governo, determinaram que a sacarina é um adoçante não nutritivo seguro.

Sucralose A sucralose é um adoçante não nutritivo (com baixas calorias) estruturalmente similar ao açúcar, mas 600 vezes mais doce. A sucralose não contribui com calorias para a dieta porque não é absorvida e passa rapidamente pelo corpo virtualmente sem alterações. Como a sucralose não é absorvida pelo corpo, ela não afeta os níveis de glicose. Vários estudos demonstraram que a sucralose pode ser consumida de maneira segura pelas pessoas com diabetes. Como você deve saber, a Associação Americana de Diabetes afirmou seu apoio aos adoçantes não nutritivos para uso pelas pessoas que sofrem de diabetes.

Sorbitol, Manitol e Xylitol São álcoois de açúcar obtidos comercialmente da redução da glicose (sorbitol) e frutose (manitol). Contêm teor calórico semelhante ao da sacarose (4 calorias por grama). Seu uso é permitido a diabéticos. Sorbitol e o Manitol - Estes dois adoçantes, quando ingeridos em excesso por pessoas sensíveis a eles, podem causar diarréia. Deve-se procurar ingerir até 30 a 50g em doses parceladas por dia, embora alguns indivíduos não tolerem quantidades superiores a 10 gramas. O xylitol é um álcool de açúcar obtido da hidrogenação da xilose (tipo de açúcar). Contém 4 calorias por grama, mas é absorvido lentamente. É utilizado pela indústria em produtos de goma de mascar, dado o seu efeito não-cariogênico (formador de cáries). Os adoçantes (sorbitol, manitol, xylitol) são utilizados por indústrias na elaboração de produtos dietéticos. O sorbitol, vendido na sua forma pura, é recomendado para preparo de bolos.

O que é xarope de milho rico em frutose? O xarope de milho rico em frutose (HFCS) é um adoçante nutritivo (contendo calorias) derivado do milho. É encontrado em muitos refrigerantes carbonatados, néctares, assim como em outros salgadinhos, xaropes, geléias e outros produtos adoçados. O nome "xarope de milho rico em frutose" tem confundido muitas pessoas. Apesar do nome, o HFCS tem, em geral, somente metade da frutose e, estruturalmente, é muito similar ao açúcar refinado (sacarose). Ambos são compostos pelos mesmos dois únicos blocos de construção, a glicose e a frutose (o que ajuda a explicar por que eles têm sabores tão similares). A diferença é que o açúcar refinado contém quantidades iguais dos dois açúcares simples (ou seja, 50% de frutose e 50% de glicose), enquanto que a forma do HFCS é usada predominantemente em bebidas que contêm levemente mais frutose (55% de frutose) e menos glicose. Nutricionalmente falando, também é importante notar que o HFCS e o açúcar de mesa contêm o mesmo número de calorias – 4 calorias por grama ou 16 calorias por colher de chá.

Por que certas bebidas usam uma combinação de adoçantes? Nenhum adoçanPte com baixas calorias pode ser comparado isoladamente com o sabor e a funcionalidade do açúcar refinado (sacarose), mas o uso de misturas de adoçantes com baixas calorias, particularmente misturas contendo ciclamato, pode atingir uma doçura muito próxima do açúcar.

O uso de misturas de adoçantes também pode reduzir a quantidade de adoçante necessária para obter-se um nível desejado de doçura. Isso ocorre porque alguns adoçantes são sinérgicos (ou seja, a sua doçura combinada é maior do que a soma das suas doçuras se usados separadamente). De todos os adoçantes não calóricos, o ciclamato é o mais notável nas sinergias que exibe com outros adoçantes. Ele é sinérgico com a sacarina, o aspartame e o acesulfame-K. Portanto, as misturas binárias ciclamato/sacarina, ciclamato/aspartame e ciclamato/acesulfame-K, assim como as misturas ternárias ciclamato/sacarina/aspartame e ciclamato/acesulfame-K/aspartame, são sistemas adoçantes com sabor de boa qualidade. Em todas essas misturas, a sinergia permite reduções significativas do uso de adoçantes não calóricos. Usar uma mistura também pode melhorar a estabilidade do produto.

Adoçante na dose certa Veja a dose diária recomendada (basta multiplica-la pelo seu peso). Para não ultrapassa-la, a industria vem introduzindo o conceito de blends, misturas que levam três ou mais edulcorantes na formula.

Edulcorante Limite (em mg/Kg)

Acesulfame-K 15 Aspartame 0 Ciclamato 11 Stevia 5,5 Frutose Não existe limite Sacarina 5 Sucralose 15

Regra prática Uma mulher que pese 60 kg pode tomar no máximo por dia Edulcorante Limite (em mg/Kg) Consumo maximo p/dia para esta mulher(60Kg) Aceculfame – k 15 900 Aspartame 40 2400 Ciclamato 11 660 Estevia 5,5 330 Frutose Não existe - Sacarina 5 300 Sucralose 15 900

Contra-Indicações dos Adoçantes De acordo com os respectivos edulcorantes que entram na composição dos adoçantes achamos conveniente lembrar ao consumidor que sua opção de compra deve ser embasada nas seguintes informações: Nome do Edulcorante Indicações e Contra-indicações Acessulfante K

Contra indicado para pessoas com deficiências renais que necessitam limitar a ingestão de potássio (K)Permitido para diabéticosNão favorece a formação de cáries Contra indicado para fenilcetonúricos (*) Contra indicado para gestantes e lactentesPermitido para diabéticos

Ciclamato Contra indicado para hipertensos

Sacarina Contra indicado para hipertensos

Stévia É totalmente atóxico e seguro para o organismo

Frutose Contra indicado para quem está com excesso de triglicerideos. Causa cáries.

Lactose Contra indicado para pessoas com alergia a leite e derivados. Pode ter efeito laxativo

Manitol Não favorece a formação de cáriesConsumido em excesso tem efeito laxativo

Sorbitol Sabe-se que doses acima de 70g/dia tem efeito diurético e laxativoNão favorece a formação de cáriesPode ser consumido por diabéticos

Xilitol Não favorece a formação de cáries

Sucralose Sabe-se que é atóxica à reprodução e ao crescimento infantilPode ser consumido por diabéticos

Maltodextrina Contra indicado para diabéticos por conter glicose, dextrose e diversos açúcares

CAFEÍNA É amplamente encontrada em bebidas e alimentos, como café, chá, refrigerantes cola e chocolate. O consumo moderado da cafeína por adultos, considerado como sendo cerca de 300 mg por dia (ou uma quantidade contida em 2 a 3 xícaras de café ou 5 a 6 latas de refrigerantes cafeinados) não foi associado a efeitos adversos para a saúde.Embora não definido, espera-se que o consumo moderado de cafeína seja menor para as crianças. Mulheres grávidas ou amamentando ou mulheres tentando engravidar devem consultar o médico sobre o consumo de cafeína. A cafeína é parte integrante do sabor complexo e do perfil geral de alguns refrigerantes, que os consumidores apreciam por sua refrescância, sabor e hidratação. Por mais de 100 anos, em alguns casos, as fórmulas destas bebidas têm sido uma mistura cuidadosamente equilibrada de ingredientes, incluindo adoçantes, carbonatação, cafeína e outros aromatizantes, para produzir o sabor refrescante e a qualidade divertida que os consumidores preferem, especialmente quando servidos gelados ou com gelo. O gosto amargo da cafeína é parte do perfil de sabor complexo dessas bebidas.

Saiba mais A quantidade de cafeína na maioria dos refrigerantes que a contêm é relativamente pequena – cerca de 30 miligramas de cafeína por porção de 240 ml, ou menos de um terço da quantidade presente em uma xícara de 240 ml de café comum (104 a 192 mg por 240 ml). Entretanto, como algumas pessoas preferem bebidas sem cafeína, muitos refrigerantes também estão disponíveis em versões sem cafeína. Fonte de pesquisa: Faça Facil

Powered By Blogger