sexta-feira, janeiro 14

Socorro, Meu Chefe Está no Twitter!!!

Redes sociais x carreira
Você expõe sua vida pessoal na web??? Cuidado, seu chefe pode ver...

Imagine a seguinte cena: você está no shopping quando alguém grita "eu odeio o meu emprego!". Improvável??? Pois é mais ou menos isso que milhares de pessoas fazem o tempo todo nas redes sociais. Comunidades como "Eu já fui pro trabalho bêbado", "Eu tenho alergia a trabalho" ou "Meu chefe é um vagabundo" reúnem milhares de simpatizantes no Orkut ou no FB. Queixas sobre o emprego fervem no  Twitter. Isso é o mesmo que gritar esta informação em um local público, correndo o risco de ser ouvido pelo atual ou futuro empregador. Não faça isso!!!
Vejam alguns relatos:

A analista de planejamento Silvia (nome fictício) aprendeu uma lição sobre como lidar com a superexposição da internet. Pouco depois de criar uma conta no Twitter, houve um remanejamento na empresa e seu departamento mudou-se de uma sala espaçosa para outra menos nobre. Ela postou uma crítica: "Mudamos da mansão para a favela aqui na empresa". Esqueceu que o chefe era um de seus seguidores e, ao ver o post, mandou uma mensagem para ela dizendo apenas "Oi". "Dias depois, o outro sócio da empresa me chamou para conversar dizendo que é preciso tomar cuidado com o que se escreve porque "as coisas voltam para a gente como um bumerangue'". "Depois desta, só escrevo banalidades no Twitter", diz Silvia.

Não vejo problemas em mostrar sua personalidade por meio desses sites de relacionamento, mas antes de tudo, use o famoso bom senso.

Menos sorte teve uma norte-americana que protagonizou um dos casos mais famosos de autossabotagem via rede social. Após receber uma proposta de emprego da gigante de tecnologia Cisco, ela postou em seu Twitter que teria "um salário polpudo" e um "trabalho odioso". Instantes depois, um dos funcionários da empresa respondeu que o "gerente que a contratou" adoraria saber que ela odiaria o emprego. E a consequência para a candidata (que hoje só libera seu Twitter para aprovados) foi a perda do futuro trabalho.

Razão x Emoção

Mas os cuidados não se limitam apenas aos comentários sobre o chefe e a empresa que se trabalha. A ética deve se manter até nos momentos que se está torcendo pelo time do coração. Este ano, o diretor comercial da empresa de hospedagem Locaweb e corintiano, Alex Glikas, tuitou, de forma nada respeitosa, seu contentamento com a vitória do seu time sobre o São Paulo. Os tweets "Chupa Bambizada" e "Timão Eoo" lhe custaram o emprego. A Locaweb patrocinava a camisa são-paulina no clássico. Alex apagou as mensagens, pediu desculpas à torcida adversária, mas estrago estava feito.

O passado pode te condenar

Comparo o que escrevemos em blogs e outras redes a uma tatuagem. Você tem de analisar se aquela marca que fez na juventude será adequada aos 30, 40 ou 50 anos. Mesmo que você não tenha postado nada de negativo sobre seu emprego, os analistas de Recursos Humanos estão de olho no seu comportamento digital. Fiquem antenados, pois trata-se de um assunto muito sério, perder o emprego por causa de simples desabafo ou palavras mal intencionadas não é lá muito legal...

O diretor geral do portal de empregos Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, chega a catalogar os perfis mais comuns de candidatos por seus Orkuts. "As informações pessoais tornaram-se públicas, uma vez que inseridas e disponibilizadas na internet. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode ter acesso. Caso se identifique com alguns deles, cuidado! Pode estar na hora de mudar", afirma. "Não vejo problemas em mostrar sua personalidade por meio desses sites de relacionamento, mas antes de tudo, use o famoso bom senso", recomenda.

Confira os perfis catalogados, segundo o diretor do portal de empregos Trabalhando.com.br:

- O Preguiçoso: É aquele que diz odiar acordar cedo e assume não gostar de trabalhar. As comunidades mais comuns das quais participa são: "Eu odeio acordar cedo" e "Se trabalho fosse bom não era pago".

- O Acomodado: "Se nada der certo viro hippie". Quase 300 mil pessoas compartilham do mesmo desejo caso seus planos não vinguem no futuro. O acomodado não possui ambição de crescer profissionalmente e está feliz na posição que ocupa na empresa. A impressão que passa ao chefe ou recrutador é de que essa pessoa não tem visão de futuro que possa contribuir para o crescimento da companhia.

- O Bitolado: Essa pessoa gosta somente de uma coisa em específico. Pode ser um gosto musical, ideais e até mesmo uma única visão para a área de atuação. Isso é revelado nas diversas comunidades que participa sobre o mesmo tema, nas fotos e também na descrição do perfil. Todos temos preferências, mas é preciso tomar cuidado para não parecer inflexível.

- O Baladeiro: Ele faz questão de mostrar a todos que gosta - e muito - de festas. Até aí não há problemas, é uma opção pessoal que não influencia no trabalho. A questão se agrava quando a situação é exagerada e as comunidades mostram irresponsabilidade. Como por exemplo: "Da balada ao trabalho" e "Eu trabalho de ressaca". Com isso, essa pessoa mostra ser irresponsável e que não se importa com bom desempenho no dia seguinte.

- O Reclamão: É aquela pessoa que reclama de tudo: da vida, do trabalho, dos compromissos, dos chefes e até dos amigos. Normalmente adere a diversas comunidades que começam com "Eu odeio", é pessimista e nunca está satisfeita. Imagine se o seu chefe olha seu perfil no Facebook e, de repente, encontra a comunidade "Eu odeio meu chefe". O mais curioso é que as pessoas já sabem que correm esse risco e aderem à "Socorro, meu chefe está no FB!". Assim, é melhor rever seu perfil para que seu trabalho não seja comprometido.

Fonte de pesquisa: MSN e Lulucha

quinta-feira, janeiro 13

Uma Musica Linda Pra Você

Pra todos os fãs desse blog, aí vai uma musica linda. Para escutar e recordar...
http://youtu.be/RcfqHusDwcg



terça-feira, janeiro 11

Casar Engorda???

Pesquisas comprovam que mulheres casadas ou em relacionamentos estáveis tendem a engordar mais do que as solteiras. Mas será que este é um caminho sem saída???

Fatores emocionais

Olha o estresse... mais uma vez. Pode ser ele o causador de você ter trocado a calça 38 pela 40. Com o casamento, ocorre uma mudança de papéis. Mesmo sendo, geralmente, uma mudança positiva, ela está associada à tensão de morar com alguém que tem hábitos diferentes dos seus, e vem a ansiedade... E a ansiedade pode ser descontada na comida - nunca na alface ou na aveia, mas sim no que te dá mais prazer, como chocolate e hambúrguer. Sem contar que algumas mulheres começam a ter preocupações financeiras que antes, na casa dos pais, não tinham.

Pode parecer machista e retrógrado, mas é fato que a maioria das mulheres fica com uma pontinha de sensação de dever cumprido ao se casar ou entrar em um relacionamento sério. A fase da competição acaba. Se antes existia a vontade de ter alguém para dividir a vida e era necessário conquistar esta pessoa, agora, teoricamente, a procura terminou. E aí o que acontece??? Você relaxa, come e se acomoda. Depois do casamento, entram outras preocupações, como casa, gravidez, filho. Parece até que elas precisam ficar largadas para dar conta da casa.
Não podemos esquecer que temos de ser bonitas e saudáveis pela nossa autoestima e não pelo amado. Não tem o menor cabimento se acomodar. Até porque, com o tempo, o metabolismo fica mais lento. Atividade física e controle alimentar são para o resto da vida. E mais, é casada que você tem que se cuidar mais ainda, à não ser que você não ligue para as amantes que seu maridão possa vir a ter...Mulheres não se esqueçam que de "biscates" a sociedade está cheia!!!
Depois que casou, você diz: "Conquistei minha liberdade. Posso fazer e comer o que quiser!!!" Vai nessa... O preço que se paga por isso é alto!!! Tá cheio de meninas, que secasam lindas e em pouco tempo se tornam uns horrores. Engordam, não se maquilam, se vestem mal, não tratam mais do cabelo como antes, e aí começam as brigas, as implicancias por pequenos probleminhas, e por aí vai. Chega uma hora que o marido começa a olhar para o lado!!! O credo popular de que casar engorda ganhou nova comprovação científica com recente estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, publicado no jornal norte-americano The New York Times. Eles acompanharam mais de 6 mil mulheres com o peso normal, inicialmente entre 18 e 23 anos, por um período de dez anos.

Os resultados não deixam dúvidas: aquelas com companheiro e filhos engordaram em média 9 quilos; as que tinham um companheiro, 7 quilos; e, por último, as solteiras sem filhos acrescentaram 5 quilos. Ainda não há um consenso entre os cientistas para explicar o porquê do aumento de peso maior entre as mães. A explicação mais aceita é fisiológica - o corpo se ajusta metabolicamente com o excesso de peso e é mais complicado reverter este processo, ainda mais depois de dar à luz. Agora, as mulheres sem filhos que engordam depois de se amarrarem ao amado não têm esta desculpa. A mudança que leva às gordurinhas extras é, sem dúvida nenhuma, comportamental.

De olho nos hábitos

Se a cabeça muda com um compromisso sério, o dia a dia, então, nem se fala. Depois do casamento, cada fim de semana passa a ser na casa de uma pessoa para almoçar. Começam as visitas aos padrinhos, às familias, e a comida sempre na mesa. Além das visitas, tem os casais que aprendem a cozinhar e adoram a brincadeira - cada dia é um prato novo e irresistível.

O gasto calórico também costuma diminuir. Antes era preciso um deslocamento para o casal se encontrar. Agora, basta ir do quarto para a sala e da sala para a cozinha. O dinheiro que ia para a academia também pode ter destinos mais "importantes", como a reforma do banheiro ou aquela máquina de lavar nova. E dá para manter a forma sem bancar a chata e mudar toda a programação que o seu gato fez pra vocês???
Aí vão algumas dicas:

*Quando for jantar fora ou fazer um jantarzinho em casa, prefira um prato leve e saboroso.

*Fale com jeitinho que os mimos que ele te dá não precisam ser de chocolate. Flores têm o mesmo efeito e não são de comer!!!

*Nunca coma a mesma quantidade que o seu amor. Ele provavelmente é maior que você e, certamente, tem o metabolismo mais acelerado.

*Na escolha dos programas, que tal fazer uma caminhada no parque ou na praia em vez de passar a tarde no cinema ou em um barzinho?

*É importante ter hobbies saudáveis, como praticar esportes. Escolha um que seu namorado também goste e aí vai ficar mais fácil .

*Se não forem viajar no fim de semana, não deixe de praticar esportes e não abuse de bebidas alcoólicas e petiscos calóricos.

Por que as solteiras são mais magras???

Além daquela ideia de que mulher solteira precisa ficar mais bonita para conseguir alguém para chamar a atenção, ter um namorado ou marido demanda tempo - tempo este que pode ser usado para ir à academia, por exemplo. Mulheres solteiras também costumam sair menos para jantar do que as comprometidas e podem apresentar um hábito que ajuda bastante a gastar calorias, o de sair para dançar.

Existe uma construção social que diz que as mulheres têm de se manter bonitas e magras para ter um homem que se interesse por elas.Com os homens, isso não acontece. Eles paqueram a mulher mais bonita do mundo, não importa se são feios ou não.

Eles também evitam jantar fora durante a semana e fogem de comidas congeladas e lanches. Dá o mesmo trabalho que preparar uma salada com um grelhado. Ainda mais hoje que tudo já vem higienizado e basta ter um grill elétrico. Está vendo??? Não precisa abrir mão de uma vida feliz a dois para ser magra para sempre. O que começa como prazer, acaba virando hábito. O segredo é quebrar este piloto automático. Ou seja, encontre alternativas tão prazerosas quanto e com menos calorias.

Fonte de pesquisa: Corpo a Corpo e Lulucha
Powered By Blogger